Caros leitores,
sempre que estou em feiras de franquia ou negócios, procuro conversar com o maior número de pessoas possível. Não há dúvidas de que, quanto mais negócios você conhece, mais chance terá de acertar em suas escolhas.
Sempre tenho em mente as perguntas chaves para se descobrir informações financeiras fundamentais de cada negócio. Mas aqui vou falar sobre uma informação que é dada por praticamente todas as redes: a margem de lucro, ou margem líquida.
A grosso modo, entende-se por margem líquida a divisão entre o lucro deixado pela loja e o faturamento no mesmo período. É uma questão fundamental para que se possa escolher bem sua franquia comparando DREs. Mas aí começam os problemas.
As redes, na gigantesca maioria dos casos, dizem que a margem de lucro é 15 ou 20%. Alias, se vocês pegarem os “folders” das franquias, verão que quase sempre o valor está lá marcado. Mas será que isso é verdade?
Vamos para um exemplo numérico. Para arredondar, vamos supor que uma franquia diga que vende 70.000,00 por mês, e sua margem seja 20%. Isso quer dizer que o lucro dessa loja será R$ 14.000,00. Beleza! Mas então aonde está o problema?
A questão é que essa margem de lucro funciona se sua loja for muito bem trabalhada e vender o valor previsto por eles. Por exemplo, se essa loja dessa franquia vender apenas 50.000,00, é praticamente certo que ela deixe bem menos do que os 20% prometidos. Ou seja, bem menos que R$ 10.000,00. Resumindo, a margem líquida se torna bem menor. Se essa loja vender R$ 35.000, provavelmente essa loja não vá deixar lucro, e sua margem se tornará próxima a 0%. Se a loja vender menos de R$ 30.000, muito provavelmente ela dará prejuízo, e sua margem será negativa. Lógico que isso não está escrito no “folder”.
Mas calma. Essa história não tem apenas o seu lado ruim. Vamos supor que a loja que você montou seja muito acima da média das lojas da franqueadora. Devido a uma excelente escolha de ponto e ao ótimo serviço prestado por você, alcançamos um faturamento de R$ 100.000,00. A boa notícia é que a sua loja provavelmente vá deixar bem mais do que a margem de 20% prevista pela rede. Seu lucro poderá ficar bem acima dos R$ 25.000,00.
É importante lembrar que fatores como o acerto no ponto, escolha de uma franquia séria, estratégia nas ações, controles de custo bem feitos, planejamento em suas operações e marketing agressivo podem impulsionar suas margens. A falta deles obviamente vai gerar um efeito contrário.
Mas o mais importante é que você entenda que uma mesma rede de franquia (ou empresa com várias unidades) provavelmente possua lojas com 30, 25, 20, 10, 0 e -10% de margem de lucro. Assim, faça seu dever de casa, e busque as melhores margens possíveis na sua rede. Lembre-se que tem sempre alguém (ou “alguéns”) com o abacaxi. Que esse não seja você…
E quando tiver na feira, a próxima vez que alguém te disser que a rede dele deixa 20% de margem de lucro, você já sabe a pergunta que irá fazer:
Faturando quanto???
Grande abraço e até a próxima.
Vicente Maia é especialista em franquias, análise de pontos comerciais e estratégia. Também é sócio da primeira franquia da Rede Mega Matte, e possui 3 lojas posicionadas entre os melhores faturamentos da rede de quase 100 lojas. Formado em administração de empresas pela PUC-RIO e especialização em gestão pelo IBMEC-RJ. Empreendedorismo “na veia”.