Amigos leitores, bem-vindos a essa minha primeira coluna. Hoje, vamos dar dicas importantes para você não ficar “vendido” quando contratar o desenvolvedor do seu web site. Use o gráfico abaixo como guia e vamos às dicas:
Passo 1 – Planejamento
Seu web site deverá ser projetado com base nas necessidades da sua empresa, dos produtos e serviços que ela oferece, e no mercado onde está inserida. Leve em conta:
Análise de mercado – Analisar seus clientes e concorrentes. Isto é fundamental para diferenciar sua empresa, mostrar suas vantagens e benefícios, e identificar a linguagem a ser usada com o seu público.
Análise de seus produtos – A análise de mercado posiciona sua empresa, enquanto a análise de produto vai posicionar o que você vende. Uma loja de biscoitos ou brinquedos usará técnicas de exposição completamente diferentes de uma loja que vende carros ou imóveis. Outra coisa importante é que, na web, assim como no mundo real, os produtos que você mais quer vender devem estar localizados nas melhores áreas do site
Escolha de ferramentas – Atualmente há uma enorme variedade de ferramentas para a criação de web sites. O tamanho e tipo impactarão diretamente nessa escolha. É recomendável que essa decisão seja tomada junto com um profissional com conhecimento técnico, e com base em uma descrição clara do projeto do site.
Passo 2 – Preparação
Nesta fase, o material (fotos e texto) disponível na empresa deverá ser preparado para o formato web. Se não houver material, mãos à obra: é um bom momento para produzi-lo. Lembre-se:
- As imagens devem estar em tamanho e formato apropriado. A qualidade faz toda a diferença. É recomendável usar fotos tiradas por profissionais e material gráfico desenvolvido por designers.
- O texto deve ser mais curto e direto do que o texto de material impresso.
Além disso:
- Seu endereço na web (domínio) deve ser curto e direto. Domínios longos e complicados podem empurrar seu cliente para concorrência.
- O site deverá oferecer todas as formas de contato com a sua empresa e abusar da interatividade
- A equipe de atendimento deve estar treinada para responder as solicitações de forma rápida e correta. Pela web, um atendimento superior a 24 horas é considerado demorado.
- Seu logotipo deve passar um sentimento aos seus clientes. Se você ainda não tem um bom logo, é a hora e refazê-lo. Chame um designer!
Passo 3 – Execução
Planejamento e preparação prontos… é hora de colocar tudo em prática. Escolha um servidor de hospedagem e um plano. O preço depende do tamanho do site, da banda de troca de dados e da confiabilidade do serviço. Há serviços disponíveis por R$ 3,00/mês!
Antes de ir ao ar, é recomendável uma bateria grande de testes, envolvendo pessoas com diversos perfis e usando browsers diferentes. A opinião de diferentes pessoas e a forma como o site aparece nas diversas versões de browser são muito importantes para a aprovação final do projeto.
Uma vez testado, o site está pronto para ir ao ar, só falta agora divulgá-lo. E aqui vale tudo para informar seus clientes atuais e potenciais sobre seu novo canal de relacionamento. Abuse do facebook, e-mail, contato telefônico com clientes VIP, propaganda em canais físicos etc.
4º passo – Manutenção e Controle
Ainda não acabou? Não! Aliás, este é um dos maiores erros de gestores: lançar o site e não realizar atualização. O web site é vivo, deve ser atualizado sempre. Novas promoções, produtos e serviços devem ser divulgadas ao mesmo tempo no site e em outros canais. Tudo acompanhado de perto com ferramentas de controle de acessos como o Google Analytics. Do contrário seu site cairá no esquecimento.
Na próxima coluna, falaremos de ferramentas que ajudam a manter seu web site “bombando”.
Até lá!
Leonardo Canto e Mello é especialista em web marketing e relacionamento com o cliente.Gerenciou projetos de CRM e canais eletrônicos para mais de 20 paises na Linde Gas Therapeutics. Formado em administração de empresas pela PUC-RIO e especialização em marketing no IAG e gestão pelo IBMEC-RJ. Web é o canal.