Posts para a sua empresa

Franquia dá dinheiro?

Gosto de abordar nesse blog assuntos que perguntam no meu dia-a-dia. E essa, sem dúvidas, é uma das questões que mais ouço mundo afora. Afinal, franquia? Dá dinheiro?

E a resposta é: depende. Como a maioria de vocês deve saber, existem franquias que dão dinheiro, e outras que não dão.

Então vamos diminuir o espectro de análise. Franquia em um setor consagrado como o de alimentação ou vestuário? Dá dinheiro?

E a resposta é: depende. Da mesma forma, existem franquias de alimentação que dão bastante dinheiro, e outras que estão “penando” por aí afora…

Então, vamos diminuir ainda mais nosso campo de análise. E uma loja de uma franquia conhecida e respeitada, de um ótimo setor? Dá dinheiro?

E, me desculpem os ávidos por uma resposta objetiva, mas a resposta de novo é: depende. Em uma mesma franqueadora, existem franqueados enchendo o bolso de dinheiro, e outros “ralando” pra passar o negócio.

Então, uma última tentativa. Agora vai! Franquias de uma rede consagrada, um setor conhecido, e em um bairro repleto de clientes-alvo… Essas com certeza dão dinheiro.

E, infelizmente, para decepção de vocês, existem exemplos de lojas de uma mesma franquia a menos de 100 metros de distância. Uma ganha muito dinheiro e a outra trabalha pra pagar as contas.

Raios… Depende do que, então???

Lógico que uma franquia com um modelo de sucesso reconhecido sempre ajuda a diminuir riscos. Mas o segredo do sucesso vai muito além. E aí vem a parte boa. Depende de você. Vamos ver como você pode fazer a diferença:

1 – Conhecimento: tocar um negócio, mesmo sendo uma franquia formatada de sucesso, exige conhecimento mínimo de ferramentas de gestão. Estudar, sim. Saber transformar informação em conhecimento. Mais uma vez, não pense que a franquia vai te ensinar a calcular índices de análise. Se ainda não sabe o que é um DRE ou CMV, não se desespere. Bons cursos de gestão não faltam. Ainda há tempo.

2 – Há que se ter planejamento antes de montar o negócio. Planejar, preparar, fazer parcerias, executar, controlar, medir e retro-alimentar o processo é fundamental. Um estudo profundo de todas as variáveis inerentes ao negócio (capital investido, previsão de faturamento, tamanho de loja, valor do aluguel e muitas outras) aumentam muito as chances de dar certo. Não pense que a franqueadora vai te dar tudo mastigado. Tem que planejar e fazer conta.

3 – Você tem que acertar no ponto. Um degrau, um recuo, um local um pouco mais baixo que entra água em dia de chuva, e todo seu estudo e planejamento podem ir pro espaço. E muitas franqueadoras, com foco em bater suas metas de crescimento, acabam aprovando pontos em que o retorno para o franqueado será muuuuuuito demorado. O ponto é tão importante que dediquei meu primeiro post a ele. Pra quem ainda não leu: link para primeira coluna

4 – Presença: Não, não é propaganda do Bradesco. Estou realmente cansado de ver pessoas que querem uma segunda renda sem querer assumir o negócio, e falam: tem o sobrinho de um amigo que “tá de bobeira”…  Normalmente, o resultado é catastrófico. A não ser que você dê muita sorte (bem, dizem que sorte não existe) e esse cara seja competente, comprometido, preparado e honesto. O padrão é aquele ditado que nossos avós já diziam: “o olho do dono é que engorda o gado”.

Mas ao final, para a alegria de vocês, termino dizendo que franquia pode dar muita grana, sim. Desde quevocê se prepare para tal.

Deixe um comentário sobre sua experiência em franquias, positiva ou negativa. Ou faça sua pergunta. Terei o maior prazer em responder.

Grande abraço e até a próxima.

Vicente Maia é especialista em franquias, análise de pontos comerciais e estratégia. Também é sócio da primeira franquia da Rede Mega Matte, e possui 3 lojas posicionadas entre os melhores faturamentos da rede de quase 100 lojas. Formado em administração de empresas pela PUC-RIO e especialização em gestão pelo IBMEC-RJ. Empreendedorismo “na veia”.

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Qual a diferença entre Logo, Marca, Marketing e Branding?

Funil de Vendas para Empresa de TI – Suporte para Escritórios de Advocacia

Funil de Vendas para Pequenas Empresas: Entenda as 3 Fases!

Propaganda pelo Linkedin vale a pena para pequenas empresas?

O que considerar para criar uma boa precificação para uma PME?

6 novidades do Instagram para a sua empresa previstas para 2024

Deixe o seu comentário!

Contato