Posts para a sua empresa

O que são os mecanismos de busca? O que é o Google?

Este é o segundo post da série sobre a história da Internet. Vamos abordar agora o assunto que rege a Internet atual, os sites de busca… sobretudo o Google.Com o crescimento da Internet, tornou-se mandatória alguma forma de busca de dados. Os primeiros mecanismos de busca, ou sites de pesquisa, ou buscadores, eram índices gigantescos criados a mão por empresas, isto mesmo! Algumas empresas foram criadas para ficar entrando página a página e digitar o resultado em uma grande lista. Assim, nasceu o Yahoo!!

Seus fundadores, Jerry Yang e David Filo, passavam mais tempo criando listas de links do que estudando na Universidade de Stanford. Logo perceberam que estas listas poderiam ser categorizadas e sub-categorizadas. Ao dispor este formato na web, os internautas passaram a achar com maior facilidade o que estavam procurando. E passaram a cadastrar os seus web sites no Yahoo prontamente.

Por que Yahoo?!: Yahoo significa “Yet Another Hierarchical Officious Oracle”, outra fonte de inspiração é o povo Yahoo do livro as viagens de Gulliver.

O Yahoo só tinha dois grandes problemas: o que não estava cadastrado estava fora da lista, e o que estava cadastrado deveria ser verificado.

O Google foi criado em 1998, com o propósito de ser um site de busca. Isto significava concorrer com o Yahoo!. Então o desafio era fazer um site de busca mais amplo, mais prático para os criadores de sites (que então começava a se tornar um grande negócio) e mais rápido para o usuário. Bom… Eles conseguiram resolver todas estas questões ao criar os web crawlers e o page rank.

A Missão do Google: A missão do Google desde o início foi “organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”.

Os web crawlers são programas que buscam incessantemente o que há de novo na Internet. Cada site na Internet é analisado diversas vezes por semana por um desses robozinhos e ele informa aos servidores do Google do que se trata cada página, formando uma gigantesca lista.

A imensa lista não serveria para nada se os usuários não soubessem a importância de cada um daquesles sites.

Página do Google de 1998. Simples, pois os criadores não eram familiiarizados com html. Fonte: www.wikipedia.org

Como o Google resolveu isso? A lista foi indexada, ou seja, o sistema de busca acha cada palavra de cada site e, mais do que isso, define a relevância que aquele página tem dentro da grande lista.

Assim, foi criado o pagerank do Google. O pagerank é um algoritmo que torna possível a indexação das páginas no Google através de critérios, como quantidade de vezes que a palavra buscada apareceu dentro de um contexto e em que posição, quantidade de links corretos na página, quantidade de links para a página, etc.

Faltou então, a questão da velocidade: o Google conta hoje com mais de um milhão de servidores! Ou seja, aplica força bruta para resolver este problema.

A forma de calcular o algoritmo é o maior segredo da Internet, mas ele tornou possível que uma página seja encontrada com alto grau de relevância em fração de segundo.

O que significa Google?: Google vem de googol, o número 1 seguido de 100 zeros.

Em nosso próximo post da série “Uma breve história da Internet” falaremos do  Adwords e a propaganda pela Internet.

 

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Qual a diferença entre Logo, Marca, Marketing e Branding?

Funil de Vendas para Empresa de TI – Suporte para Escritórios de Advocacia

Funil de Vendas para Pequenas Empresas: Entenda as 3 Fases!

Propaganda pelo Linkedin vale a pena para pequenas empresas?

O que considerar para criar uma boa precificação para uma PME?

6 novidades do Instagram para a sua empresa previstas para 2024

Deixe o seu comentário!

Contato