Posts para a sua empresa

Uma breve história da Internet parte 1. O que é a Internet?

Pensei em vários temas para o meu segundo post, mas todos eles esbarravam na falta de um “começo da história”. Por isso a partir dessa semana, publicarei uma série sobre a história da Internet. O tema é importante para entendermos como ela chegou até os dias de hoje e porque algumas coisas são como são. Divirta-se nessa viagem no tempo!

A conexão por rede entre equipamentos foi criada na década de 50 para fins militares, integrando radares. Em 1969, a ARPANET entrou no ar e conectou a Universidade da Califórnia com a SRI, em Menlo Park, tornando possível a conexão entre computadores.

Em 1983, a primeira grande rede baseada no protocolo TCP/IP entrou em operação. Tal protocolo finalmente tornou prática a forma de conexão entre computadores como conhecemos hoje.

Na década de 90, a Organização Europeia para a Investigação Nuclear ou simplesmente CERN desenvolveu o conceito de world wide web, o www, ou simplesmente web. O projeto inicialmente permitia que os cientistas trocassem dados, posteriormente foi desenvolvido o hipertexto, o que tornou possível que os cientistas trabalhassem em conjunto. Estava então criada o HTTP (hypertext transfer protocol)!

A Internet se popularizou na década de 90, principalmente depois do lançamento dos browsers, programas de computador que possibilita a leitura do que está na web pelo computador, ou seja uma interface, e a grande revolução: permitiu aos usuários que interagissem com o texto. A década de 90, viu também a primeira grande batalha do mundo virtual. Netscape (lançada em 1994) contra Internet Explorer (lançada em 1995) pela Microsoft. A batalha foi vencida pela empresa de Bill Gates, já que o Netscape deixou de ser desenvolvido em 2007. Por enquanto…

Leonardo Canto e Mello é especialista em web marketing e relacionamento com o cliente.Gerenciou projetos de CRM e canais eletrônicos para mais de 20 paises na Linde Gas Therapeutics. Formado em administração de empresas pela PUC-RIO e especialização em marketing no IAG e gestão pelo IBMEC-RJ. Web é o canal.

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Qual a diferença entre Logo, Marca, Marketing e Branding?

Funil de Vendas para Empresa de TI – Suporte para Escritórios de Advocacia

Funil de Vendas para Pequenas Empresas: Entenda as 3 Fases!

Propaganda pelo Linkedin vale a pena para pequenas empresas?

O que considerar para criar uma boa precificação para uma PME?

6 novidades do Instagram para a sua empresa previstas para 2024

Deixe o seu comentário!

Contato