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5 erros comuns na gestão de redes sociais

1 – Foco errado

Um dos principais erros que pequenas empresas cometem ao utilizar o Instagram é não ter um foco definido. É importante estabelecer tanto o público-alvo quanto os objetivos da empresa para evitar postagens desalinhadas com a estratégia.

Cada postagem deve ser uma forma de comunicação com o público, sempre falando diretamente com a persona e de acordo com suas prioridades no momento.

Um exemplo comum é postar conteúdo irrelevante para o seu público outro é divulgar produtos que estão com baixo estoque.

 

2 – Não planejar as postagens

Um dos problemas mais comuns relatados pelos meus clientes é a necessidade de postar algo simplesmente para manter uma frequência no Instagram, mesmo que não haja conteúdo relevante para compartilhar.

Isso pode levar o empresário a se sentir extremamente estressado com as redes sociais e deixar outras tarefas importantes de lado.

No entanto, esse problema pode ser facilmente resolvido com um planejamento adequado de postagens, por meio de um calendário simples que determine o que será postado nos próximos meses. Dessa forma, a empresa pode garantir um fluxo constante de conteúdo relevante e evitar a pressão desnecessária de postar apenas por postar.

3 – Errar a frequência de postagem

Alguns empresários acreditam que precisam postar uma vez por dia, porque leram em algum lugar que essa é a frequência ideal para as redes sociais..

No entanto, a frequência de postagem deve ser determinada de acordo com o perfil do público-alvo e os objetivos da empresa com as redes sociais.

Por exemplo, empresas que vendem para outras empresas dificilmente conseguirão gerar alto engajamento com postagens no Instagram, pois a plataforma é mais eficaz para apresentação de conceitos, serviços e produtos. Por outro lado, empresas que têm alto engajamento com o público ás vezes postar com baixa frequência, mas teriam alto potencial de conversão em vendas se aumentasse a postagem.

A frequência ideal está diretamente relacionada à teoria da cauda longa, que envolve entender qual a frequência ideal para a empresa com base em seus objetivos e público-alvo.

 

4 – Problemas com a conta

As contas do Instagram, Facebook, Google e outras plataformas digitais são essenciais para a presença online da sua empresa. Não tomar cuidado com as senhas e informações dessas contas é como ser negligente com as chaves da sua loja física. Você não gostaria de perdê-las ou entregá-las a pessoas que não sejam altamente confiáveis, pois isso pode representar um grande risco, inclusive financeiro.

Por isso, é importante manter um cuidado especial com as informações de login e senha às contas da sua empresa nas redes sociais e outras plataformas online.

5 – Meu sobrinho vai fazer para mim

Gostaria de deixar claro que não tenho nada contra seu sobrinho ou qualquer parente ou amigo que possa ajudar na gestão de sua empresa. Porém, é importante ressaltar que confiar totalmente a gestão de marketing digital às mãos de pessoas que não são seus funcionários ou que estejam apenas fazendo um favor pode ser arriscado.

A gestão de marketing digital é uma atividade importante, às vezes primordial para o sucesso da empresa e, portanto, deve ser tratada com o mesmo cuidado que as outras atividades da empresa.

É importante ter critérios rigorosos na contratação de profissionais para a gestão de marketing digital, mesmo que sejam parentes ou amigos próximos.

Veja… o sobrinho é apenas um exemplo, mas o mesmo pode acontecer com irmãos, filhos, amigos ou pior… cunhados.

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